Netflista – Listas de filmes e séries para assistir na Netflix – Edição 79 – 5 filmes e séries psicológicos
Cadastre-se ou convide um amigo
Em uma pegada cult, a Netflix divulgou o trailer do novo longa do vencedor do Oscar Afonso Cuarón. Roma foi todo filmado em preto e branco e é descrito pelo diretor como o seu filme mais essencial e pessoal. Será exibido pela primeira vez no Festival de Veneza, em setembro, mas ainda não tem data de lançamento na Netflix.
A leitora (e futura psicanalista) Renata G. pediu e nós fizemos uma lista marota de filmes e séries psicológicos. Notamos que o cinema curte tratar a psicologia a partir de mentes criminosas, então nos esforçamos para não fazer uma lista apenas de psicopatas. Então clique no título para adicionar à sua lista na Netflix:
Este é um daqueles filmes que poucos entendem de primeira, mas mesmo assim todo mundo gosta. Isso porque a história original de Christopher Nolan é de colar os olhos na tela: um homem com perda de memória recente tenta encontrar o assassino da mulher. Para fazer o espectador ter a mesma sensação do protagonista, o diretor adotou um recurso sensacional: contou a história de trás para frente.
Os atores Matt Damon e Ben Affleck ganharam o Oscar por este roteiro de rara sensibilidade. Os dois também atuam neste drama independente sobre o gênio da matemática com um raro talento para se autossabotar. Quem vai colocá-lo na linha é o terapeuta vivido por Robin Williams. Fique com uma amostra de uma das sessões.
Baseado em uma história real, o filme conta a trajetória do músico de rua Nathaniel Ayers (Jamie Fox), cuja música chama a atenção do jornalista Steve Lopez (Robert Downey Jr.). Ele descobre que o apaixonado por Beethoven era um músico com grande potencial, mas que se perdeu devido à esquizofrenia. Em alguns momentos o longa perde o ritmo, mas conta com boas (e precisas) atuações e não cai na tentação de um final piegas. #quasespoileralert
Este filme B de Martin Scorsese reedita pela enésima vez a parceria com Leonardo DiCaprio. Ele interpreta um inspetor que chega a uma penitenciária psiquiátrica para investigar o desaparecimento de uma paciente. Já na abertura, com sua trilha sonora memorável, você saca que está diante de um bom filme. Esta trama psicológica tem tudo o que o gênero pede: suspense, enigmas, traumas e alucinações. E tudo isso com um visual primoroso.
A relação entre mães e filhos é, talvez, uma das mais investigadas pela psicanálise (Freud explica!). Mas até para ele seria difícil entender a complexa relação entre Norma e Norman Bates. A série que atualiza a trama do clássico Psicose, de Alfred Hitchcock, é sucesso de público e crítica. Com uma ótima produção e roteiro, ainda teve a coragem de refilmar a antológica cena do assassinato no chuveiro.
Esta animação para adultos tem dez episódios que você consegue facilmente maratonar em um fim de semana. Afinal, a série tem todos os ingredientes que o algoritmo da Netflix diz que a gente gosta. Ou seja, uma mistura de comédia com ficção científica e uma dose de aventura. Aproveite e confira outras dicas de animações na Netflix.
Para os leitores que curtiram nossa referência a Star Wars na lista de Dia dos Pais, aqui vai mais uma dica. Afinal, o universo criado por George Lucas parece feito sob medida (sem trocadilho) para o mundo do Lego, que dá um toque irresistível de humor à saga.
Polêmica 1 – O filme argentino Desejarás, disponível na Netflix, foi acusado de promover pornografia infantil. Em uma cena, uma menina pré-adolescente imita o vaqueiro que vê na TV, senta no travesseiro e pula para cima e para baixo. Com a câmera lenta, música dramática, som de respiração pesada e close-ups do rosto da criança, o filme mostra a menina tendo um orgasmo. Um grupo de pais nos EUA pediu para que a Netflix retire o filme do catálogo.
Polêmica 2 – Insatiable é a série pior avaliada da história da Netflix. Nos sites Metric e Rotten Tomatoes, dois medidores tradicionais e confiáveis sobre a aceitação de uma série ou filme, Insatiable recebeu 24 de 100 de avaliação e 6% de aprovação, respectivamente. De acordo com fãs e crítica especializada, o programa trata de forma estereotipada e superficial assuntos como gordofobia e bullying.
Renovada – Anne Shirley vai continuar vivendo suas aventuras adolescentes na Netflix. Isso porque o serviço de streaming anunciou Anne with an E está renovada para a sua 3ª temporada, que ainda não tem data de estreia. A série adapta os clássicos livros de L.M. Montgomery.
Decidi aproveitar a vinda ao Brasil da formação (quase) original do Smashing Pumpkins para fazer…
O jornalista e autor de Os Jogadores e deste blog lançou de forma "secreta", apenas…
Será que vale a pena assistir ao filme escrito e dirigido por Charlie Kaufman? Confira…
Enquanto uns choram outros vendem lenço. E neste ano de pandemia a Netflix foi uma…
Então ainda não é Natal, mas junto com dezembro vem aquela inevitável tentação de fazer…
Enfim chegou ao Brasil o Disney Plus, com um catálogo invejável que inclui os programas,…
This website uses cookies.