Boletim

Show das poderosas – 5 Filmes e séries feministas na Netflix

Netflista – Guia semanal de filmes e séries para ver na Netflix – Edição 57 – Filmes e séries feministas

CADASTRE-SECONVIDE UM AMIGO

NETFLIX TRAILER

Chegou a vez da Netflix explorar o universo da ficção científica para além Terra. Sem perder a nostalgia, claro. Perdidos no Espaço traz de volta a odisseia no espaço da família Robinson. Estreia dia 13 de abril.

LISTFLIX – SOY FEMINISTA

Sim, o Netflista é feminista. E antes que rolem caras feias, esclarecemos que o feminismo luta pela igualdade de direitos e oportunidades. Então bora lavar a louça e cuidar das crianças, migos. Para marcar este Dia das Mulheres, fizemos uma lista de filmes e séries que dão a letra do que elas querem (uma dica: não são flores). Quem quiser mais dicas também pode dar uma olhada na nossa lista do ano passado

1 – Garota Dinamarquesa

Se a drag queen Pablo Vittar ainda choca pessoas em pleno 2018, imagina uma mulher transexual em 1920? Lili Elbe foi uma pintora dinamarquesa que nasceu em um corpo de homem e foi até as últimas consequências para poder viver a sua identidade de gênero. O roteiro é um pouco simplista na forma como conta a descoberta da transgeneridade, mas as atuações de Eddie Redmayne e Alicia Vikander compensam qualquer falta de sutileza.

2 – Chewing Gum

Tracey é uma jovem negra da periferia de Londres que busca incansavelmente perder a virgindade (quem nunca?). Com esse roteiro simples, Michaela Coel, criadora e protagonista da série, faz uma comédia britânica de primeira. A série aborda questões sociais, raciais e de gênero (alô, Angela Davis). Então além de rir muito, ainda levamos de brinde reflexões que são a base do pensamento feminista negro.

3 – Atypical 

Mas essa não é uma série sobre Sam, um garoto com Síndrome de Asperger, do espectro do autismo? Sim. Mas um dos melhores personagens da série é Elsa, a mãe do garoto. Consumida pela maternidade e pelas necessidades da família, Elsa não sabe o que fazer quando o filho já não precisa mais tanto dela. Assim, precisa começar a catar os caquinhos do que sobrou dela enquanto mulher.

4 – What Happened, Miss Simone?

“Coisa de mulher é fazer música virar protesto pelos direitos civis”, diz uma obra da artista Raquel Vitorelo sobre Nina Simone. Esse documentário biográfico conta lindamente a história dessa mulher negra que colecionou títulos: pianista, cantora, compositora e ativista pelos direitos civis dos negros. Com gravações inéditas e imagens raras de arquivo, esse longa é um deleite para os ouvidos e um alento para os corações feministas.

5 – She’s Beautiful When She’s Angry

“Se você fosse estuprada, ninguém acreditava em você”, diz uma das personagens desse documentário que retrata a história do movimento feminista nos Estados Unidos na década de 1960. Qualquer semelhança com casos atuais acontecidos no Brasil não é mera coincidência. Os cartazes das passeatas daquela época também ainda se assemelham com os empunhados pelas mulheres que foram às ruas por todo o Brasil.


KIDFLIX – PARA PAIS E FILHOS

As Meninas Superpoderosas Lindinha, Florzinha e Docinho são belas, recatadas e do lar só no nome. Essas três irmãs dedicam a vida para lutar contra o crime e as forças do mal, que são personificadas pelo Macaco Louco. Tem melhor símbolo pra representar o patriarcado? Ótimo pra já ensinar as minas desde cedo a serem heroínas das próprias vidas.


LASTFLIX – ÚLTIMA CHANCE

Cazuza – O Tempo Não Para Ainda pobre em filmes brasileiros, o catálogo vai ficar mais magrinho a partir do dia 15. A cinebiografia que conta a história de Cazuza, cujo espírito parece ter descido no ator Daniel de Oliveira, está de saída. Afaste o sofá porque vai dar vontade de lembrar os tempos de bailinho com esse longa (nos desculpem a nostalgia) dirigido por Sandra Werneck e Walter Carvalho.


NOTIFLIX – NOTÍCIAS EM SÉRIE

Enfim, Oscar – “E o Oscar vai para a… Netflix!” Enfim o serviço de streaming ganhou uma estatueta dourada com um longa metragem. Não foi na categoria principal, claro, mas com o excelente documentário Ícaro, que trata das tramoias da agência antidoping russa. No ano passado, o filme Os Capacetes Brancos rendeu o primeiro Oscar à Netflix, de melhor documentário em curta metragem.

Espelho – Black Mirror é penta! A Netflix confirmou a quinta temporada da série que nos fez ter pesadelos com celulares e redes sociais. Ainda não há data de estreia nem quantidade de episódios. Na página da Netflix no Twitter, apenas a mensagem: “O futuro terá mais desgraçamento de cabeças.” #Meda


ANTES DE IR…

Leia mais notícias, listas e dicas da Netflix em nossas edições passadas. Lembrando que alguma atração indicada pode ter saído do catálogo… E inclua o e-mail falecom@netflista.com.br nos seus contatos!

Quer ver uma lista ou filme aqui? Mande sua sugestão. Bom fim de semana!

Thais Folego

View Comments

Share
Published by
Thais Folego

Recent Posts

Smashing Pumpkins no Brasil: as dez melhores músicas (e mais três bônus)

Decidi aproveitar a vinda ao Brasil da formação (quase) original do Smashing Pumpkins para fazer…

4 meses ago

“Trinta e Nada” é bom? O que esperar do romance “secreto” do autor de Os Jogadores

O jornalista e autor de Os Jogadores e deste blog lançou de forma "secreta", apenas…

5 meses ago

Crítica Netflista: Estou Pensando em Acabar com Tudo

Será que vale a pena assistir ao filme escrito e dirigido por Charlie Kaufman? Confira…

4 anos ago

As cinco melhores séries originais da Netflix em 2020

Enquanto uns choram outros vendem lenço. E neste ano de pandemia a Netflix foi uma…

4 anos ago

Os melhores filmes originais da Netflix em 2020

Então ainda não é Natal, mas junto com dezembro vem aquela inevitável tentação de fazer…

4 anos ago

Netflix Plus – 5 filmes e séries pra quem não tem Disney+

Enfim chegou ao Brasil o Disney Plus, com um catálogo invejável que inclui os programas,…

4 anos ago

This website uses cookies.