Hoje é sexta-feira… 13

Um guia pessoal de navegação nas ondas do streaming – Edição 36

Extra, Extra! Chegamos à marca de 1.000 Netflistas! Cadastre seu e-mail logo abaixo e convide seus amigos

carta Receba o Netflista no seu e-mail ou convide um amigo

feice Curta nossa página no Face

NET TRAILER

Pelo visto a Netflix vai comprar os direitos e adaptar todas as obras de Stephen King que ainda estão disponíveis. No dia 20 estreia “1922″, baseado em um conto do escritor.

LISTFLIX – 5+1 SEXTA-FEIRA 13

O 13 é tido como um número da sorte para alguns, mas por algum motivo as sextas-feiras 13 são consideradas dias de azar e maus acontecimentos. Superstições a parte, um ótimo motivo para uma lista de filmes de terror (ou de paródias deles).

Drácula de Bram Stoker O diretor Francis Ford Coppola promete entregar uma versão com uma fidelidade canina (sem trocadilho) ao original. Mas quem leu o romance sabe que o filme toma suas liberdades. Ainda bem. O clima gótico, as atuações exageradas e a sexualidade comem soltos nesta adaptação da história do velho vampiro.

Christine, o Carro Assassino – Um terror protagonizado por uma espécie de “serial killer car” só podia ser obra dos anos 1980. O filme é do diretor John Carpenter, baseado em um dos 500 livros escritos por Stephen King. A história do estudante que descobre e se “apaixona” por um carro meio possessivo rende uns bons sustos, sem perder a diversão.

Bates Motel – Uma das melhores ideias da televisão nos últimos anos foi ampliar o universo de Psicose (que bem poderia ser uma opção dessa lista). A série retrata a vidinha nada normal de Norman Bates e sua querida mamãe antes dos acontecimentos do filme de Alfred Hitchcock, mas trazendo a história para os dias atuais. Uma dica: caso pare em um hotel de beira de estrada cuja senha do wifi é “mother”, fuja enquanto há tempo.

Black Mirror – Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência. E talvez seja o mais assustador nesta série que – ironia das ironias – já se tornou um clássico da Netflix. Na escala de terror, nada supera os perturbadores finais de Urso Branco (episódio 2, temporada 2) e Versão de Testes (episódio 2, temporada 3). Pelo menos enquanto a quarta temporada não estreia.

Premonição – Grande clássico do terror teen trash, a série de filmes é adição recente ao catálogo da Netflix. As mortes criativas rendem boas risadas e a falta absoluta de carisma dos personagens ajuda a torcer para que ninguém sobreviva no final. “Terrir” de primeira.

Todo Mundo em Pânico – Atire a primeira pedra quem não deixar escapar pelo menos uma risada neste filme que faz uma paródia de várias produções de terror. O primeiro filme da série brinca com o gênero para contar a típica história de terror em que uma jovem é assassinada e seu grupo de amigas patricinhas e mauricinhos (que hoje seriam chamados de “coxinhas”) descobrem que o assassino é um deles.

Bônus meme

strangermeme

Stranger Things A série que levou mais longe a máxima de que “nada se cria, tudo se copia”. Inspirados nos gostos revelados pelos usuários, os algorítimos da Netflix entregaram a receita do sucesso para os irmãos Duffer, os criadores da série: anos 80, mistério, crianças, monstro e Winona Ryder. O trailer definitivo da nova temporada, que chega no dia 27, já está no ar.

KIDFLIX– PARA PAIS E FILHOS

Frankweenie Filmes para crianças não podem ter sangue, porque elas são impressionáveis, segundo o artigo 7 do Manual de Redação do Netflista. Mas o que “aterroriza” mais uma criança do que monstros? Esse longa de Tim Burton produzido pela Disney é praticamente uma homenagem a eles, mas de um jeito fofo. Após a morte de seu cão, Victor usa o que aprendeu em uma aula de ciências para ressuscitá-lo. Só não contava que seu melhor amigo voltasse com hábitos, digamos, um pouco diferentes.

ALTERNAFLIX– FORA DO RADAR

Frances Ha São tão poucas as opções de filmes alternativos na Netflix que criamos até uma nova seção para celebrar. É difícil dizer o que há de melhor neste filme adorável: a história sobre a jovem bailarina sem muito talento que tenta se virar em Nova York sem grana ou a extraordinária fotografia em preto e branco. O roteiro foi escrito a quatro mãos pelo diretor Noah Baumbach e pela atriz Greta Gerwig.

Infância doc – Todo mundo fez listas de filmes para assistir na Netflix no Dia das Crianças (inclusive nós, veja aqui a lista da semana passada). Mas o site Carta Educação fez uma bem legal indicando quatro documentários sobre a infância: O Começo da Vida, Secret Life of Babies, Crescendo como Coy e The Mask You Live In.

NOTIFLIX – NOTÍCIAS EM SÉRIE

Perdeu – A concorrência entre os serviços de streaming nos Estados Unidos está ferrenha. A briga para transmitir o sucesso “This is Us”, um drama familiar que envolve vários gerações, teve as cotoveladas de Netflix, que ofereceu milhões para transmitir a série, e a gigante Amazon.com. Mas quem levou a melhor foi a novata Hulu.

Ganhou – Para reduzir a dependência de produções de fora, a Netflix não tem poupado esforços (nem dinheiro). A empresa é a que mais investe em conteúdo original. Serão US$ 6 bilhões aplicados na produção de filmes e séries originais só neste ano, valor que deve crescer ainda mais nos próximos anos.

Ganhou 2 – A Netflix informou que recebeu aval do governo do Canadá para abrir uma unidade de produção no país, avaliada em 500 milhões de dólares canadenses. O anúncio foi alvo de críticas de que o serviço teria pedido incentivos fiscais para investir na primeira unidade do tipo fora dos EUA, o que a Netflix negou – mas, de fato, foi isenta de impostos pelo Canadá.

ANTES DE IR…

Leia mais notícias, listas e dicas da Netflix em nossas edições passadas. Lembrando que alguma atração indicada pode ter saído do catálogo…

Quer ver uma lista ou filme aqui? Mande sua sugestão. Bom fim de semana!