Orgulho e Preconceito

Um guia pessoal de navegação nas ondas do streaming – Edição 29

Espalhe a Palavra Netflista. Cadastre-se para receber a newsletter por e-mail e recomende aos amigos.

NET TRAILER

Está aí a Netflix para nos lembrar que já estamos quase em setembro. A boa notícia é que mais uma batelada de lançamentos está para chegar.

LISTFLIX – 5+1 – FILMES PARA TRUMP

Presidente Trump, nosso nome é Netflista. Nós escrevemos uma newsletter independente sobre a programação da Netflix Brasil. Depois das aulas de geopolítica de nossa compatriota Janaína Paschoal, resolvemos ajudá-lo com algumas lições de história e tolerância a partir desta lista. Clique nos links para adicionar os filmes e séries a sua lista. We hope to hear from you soon!

Bastardos InglóriosMuito antes de se falar em pós-verdade, o diretor Quentin Tarantino contou sua própria versão da Segunda Guerra com a história do grupo de judeus americanos que toca o terror contra os nazis. As atuações de Brad Pitt e Christoph Waltz (que levou o Oscar de coadjuvante) são magníficas e os diálogos do diretor estão afiados como sempre. Mas nada supera a sensacional tradução que o filme ganhou em Portugal.

Cara Gente Branca – “O racismo é burrice mas o mais burro não é o racista, é o que pensa que o racismo não existe.” O rap de Gabriel O Pensador resume o espírito desta série original da Netflix que revela o preconceito em uma universidade de elite americana. Um dos episódios é dirigido por Barry Jenkins, de Moonlight, outro filme que caberia bem nesta lista.
 
A Lista de SchindlerMr. Trump podia tomar umas aulas com o tio Spielberg antes de sair falando por aí sobre quem tem ou não culpa. A história do alemão que o usa o sistema contra o sistema para salvar mais de mil judeus durante o Holocausto é a obra prima do diretor e um testemunho de um momento que não pode mais se repetir.

What Happened, Miss Simone? – A voz de Nina Simone faz muita falta nesses tempos bicudos de Trump. E não apenas pela música. O  documentário original da Netflix mostra como a cantora e pianista foi longe em sua luta pelos direitos civis – e o preço que ela pagou por isso.

Tempo de GlóriaDenzel Washington ganhou seu primeiro Oscar pela atuação neste filme que conta história da primeira unidade do exército americano formada por negros, durante a Guerra Civil Americana. Importante dizer que o comandante da tropa, interpretado por Matthew Broderick, não é o bisavô de Ferris Bueller, de Curtindo a Vida Adoidado.

Bônus Fora Temer

Faça a Coisa CertaNem Temer nem Trump parecem ser partidários de fazer a coisa certa. Os personagens deste filme clássico de Spike Lee mostram bem como ressentimentos guardados podem explodir a partir de declarações infames (ou encontros suspeitos na calada da noite)…

KIDFLIX– PARA PAIS E FILHOS

Pocahontas Trump podia assistir a este clássico com os netos no fim de semana. Embora não seja lá muito fiel à lenda que originou a história, a animação é uma das primeiras da fase “empoderada” das princesas da Disney.

NOTIFLIX – NOTÍCIAS EM SÉRIE

Faculdade – Nem só de cancelamentos vive a Netflix. A série Friends from College, que entrou recentemente no catálogo, vai ganhar uma segunda temporada. Com Fred Savage, da clássica Anos Incríveis, e Cobie Smulders, da neoclássica How I Met Your Mother, a série investe na nostalgia ao retratar o reencontro do grupo de amigos da faculdade, todos na casa dos 40 anos.

Mundo Estranho – A segunda temporada de Stranger Things ainda nem estreou, mas como a Netflix sabe que o sucesso é garantido, já confirmou que a uma terceira parte vem aí. O mistério, porém, não vai muito mais longe. Os irmãos Duffer, os criadores da série, não querem esticar demais a trama e avisaram que o final deve ocorrer na quarta temporada.

Bourne – Ainda em busca da qualidade que conseguiu nas séries para os filmes originais, a Netflix vai produzir o próximo trabalho de Paul Greengrass. Conhecido pelos filmes da trilogia de Jason Bourne, o diretor vai retratar o atentado terrorista que matou 77 pessoas na Noruega, em 2011. Greengrass tem experiência no tema. Ele também dirigiu Voo United 93, talvez o melhor filme sobre os atentados de 11 de Setembro nos EUA.

OFFLIX – FORA DA NETFLIX

Lovely Rita – Menos de um ano depois de sua autobiografia, tia Rita Lee resolveu exercitar a verve de escritora de ficção. O recém-lançado Dropz reúne 61 contos breves da cantora, compositora, artista e, mais do que tudo, mutante.

ANTES DE IR…

Leia mais notícias, listas e dicas da Netflix em nossas edições passadas. Lembrando que alguma atração indicada pode ter saído do catálogo…

Quer ver uma lista ou filme aqui? Mande sua sugestão. Bom fim de semana!